SE QUISER, ENVIE-NOS SEU TESTEMUNHO POR E-MAIL OU COMENTÁRIO!

terça-feira, 15 de setembro de 2009

NOTÍCIAS DO SUDÃO

Sudão do Sul, 14 de Setembro de 2009
 
Amados irmãos,
 
O que venho compartilhar com voces, infelizmente, não são boas notícias.
 
Como todos sabem, teremos eleições presidenciais no próximo mês de abril de 2010 e, em fevereiro de 2011, teremos um Referendum para decidir sobre a divisão do Sudão em dois países ou não.
 
O Ministro do Interior do Governo do Sul, anunciou que desde o início deste ano, 1863 pessoas morreram em ataques e conflitos no Sudão do Sul e 341 ficaram feridas e os conflitos estão mais e mais constantes desde o mês de Agosto. O Governo do sul, acusa os militares que vivem na área sul e que lutaram na última guerra civil que durou 22 anos defendendo o exército do norte de estarem organizando estes ataques que são intitulados de “Conflitos entre tribos”, mas que na verdade é a forma que o Governo do Norte encontrou de desistabilizar e amendrontar o sul. A ONU anunciou que o número de mortes passou dos 2000 e que os conflitos perderam totalmente o controle. Antes os grupos poupavam mulheres e crianças, mas agora não mais. Um destes ataques, aconteceu em 04 de agosto em Akobo, região de Jonglei e fez 185 mortos.
 
Por um lado, temos a tensão e o medo por conta do Exército do Norte e por outro lado, a tristeza e sofrimento das familias do sul que ainda tem que sofrer com a miséria, doenças e a fome, visto que o interior do Sudão do Sul está passando por uma grande seca, assim como nosso país vizinho – Quênia.
 
Na semana passada, tentamos ir conhecer e fazer contatos na capital do norte (Khartoum) e, quando fomos pedir os vistos, eles nos negaram veementemente, dizendo que mesmo que nos dessem os vistos, poderíamos ser presos ao chegar no norte pois temos visto de entrada pelo Sudão do Sul. Tentamos por outros caminhos, mas não deu certo.
 
Apenas 3 dias atrás, vimos na capital do Sudão do Sul (Juba), inúmeros caminhões cheios de soldados armados com metralhadores, vários bloqueios nas ruas e nas estradas e também muitos soldados carregando lança mísseis pelas ruas do centro e nas estradas. No caminho de volta para Torit, além dos muitos soldados, vimos uma cena que nos chocou e entristeceu muito: Um caminho cheio de pré adolescentes e adolescentes com uniforme do Exército do Sul e todos com metralhadoras em suas mãos em rumo a capital... todos nos acenaram com as mãos e sorriram, pois afinal de contas... são apenas crianças... (não tiramos fotos por questão de segurança).
 
Recebemos a notícia que ambos os exércitos, fizeram uma linha na suposta fronteira entre o Sudão do Norte e o Sudão do Sul.
 
Parte destas notícias que estou compartilhando com voces, já chegaram na Imprensa Internacional como no Jornal “Le Monde” da França.
 
No momento, além da nossa família, sabemos apenas de outros 3 missionários estrangeiros no sul, pois outros que haviam, deixaram o país nas últimas semanas.
 
Não temos o intuíto de alarmá-los e assustá-los com essas notícias, mas sim, queremos que estejam a par da situação e em oração...
 
Contudo, seguiremos nosso trabalho, firmes no propósito de anunciar a Palavra, treinar nativos e acolher e cuidar dos Órfãos e Viúvas...
 
Contamos com voces aqui ao nosso lado!!!
 
No grande amor do Senhor,
 
Pr Marcelo Belitardo & família
SUDÃO

Nenhum comentário: